A Condição Eletrolúdica:

cultura visual nos jogos eletrônicos

(Segunda Edição: Atualizada e Revista)

A Condição Eletrolúdica

Atualização e revisão da obra original lançada em 2010, "A Condição Eletrolúdica: cultura visual nos jogos eletrônicos" é um livro indispensável tanto para quem joga como para quem quer entender o multiverso dos jogos eletrônicos a partir de suas representações audiovisuais interativas. Do conceito do jogo digital por seu design, passando por sua história, diferentes ocorrências e contextos de prática, as motivações ao entusiasmo de seus participantes, à conquista de uma linguagem cuja gramática e sintaxe convidam ao pensamento sobre o futuro das tecnologias do entretenimento. Por fim, apresenta-se os princípios norteadores para que jogos eletrônicos possam ser estudados na cultura visual que estabelecem, por meio do novo discurso da ludologia, garantindo assim ao leitor a imersão devida nos aspectos que regem a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos por sua visualidade expressiva.


Jornada

O percurso deste livro consiste, portanto, em primeiramente apresentar o designer envolvido com a produção de entretenimento eletrônico, atentando para o fato da novidade que isso representa em termos históricos para a área. Faremos uma introdução ao assunto, cobrindo conceitos básicos para, em seguida, relacioná-los com as novas expectativas da esfera das relações profissionais. Veremos o designer produzindo para o ambiente eletrônico, as peculiaridades desse espaço de produção de conhecimento e como é complexa sua relação com outros profissionais nos meandros tecnológicos.

Paisagem digital

Em seguida, iremos observar o jogo eletrônico como dupla potencialidade, percebido como produto e também como processo. Veremos as particularidades de cada interpretação, bem como a verificação do jogo intrínseco a sua representação eletrônica, situação conceitual para qual as relações sociais migram em marcha acelerada

Cosmologia

Para melhor compreender o multiverso dos jogos eletrônicos, faremos o percurso das primeiras experiências às últimas tendências, em cada um dos vetores de manipulação: arcades, consoles, portáteis e microcomputadores. A trajetória histórica dos jogos eletrônicos é crucial para o entendimento de uma malha sígnica que se estabeleceu potente ao longo dos últimos anos.


Circuitos

Após a apresentação cosmológica, passaremos a discutir os circuitos de funcionamento dialógico entre o que é participado e seus participantes, com especial atenção para uma crítica atualizada dos jogos eletrônicos.

Ludologia

Por fim, lançaremos as primeiras tentativas de sistematização da visualidade em uma imagética eletrolúdica, a base de uma gramática visual de avaliação e construção de interfaces visuais para jogos eletrônicos, e o surgimento da ludologia como uma área de conhecimento, investigação e pesquisa sobre o eletrolúdico.

Então?

Enfim, um livro que trata principalmente do estabelecimento de conceitos fundamentais referentes aos jogos eletrônicos como nova mídia comunicacional. Sobretudo devido ao estabelecimento de uma linguagem visual interativa, pela qual sua mensagem é amplificada pela retroalimentação configurativa de seus manipuladores.